top of page
MonteSardinha020.jpg

SOBRE NÓS

Sem que se antevisse o futuro entretanto projetado para este monte, a história tem o seu início em gerações familiares passadas, há largos anos, das quais Teresa Pereira acabou por herdar a propriedade. Também o nome do projeto é um legado, pois resulta de um curioso episódio. “Já não há ninguém que o possa confirmar, mas diziam que o meu bisavô afirmava conseguir ver, deste monte, sardinhas a saltar lá ao fundo, no mar”, conta. Toda a história que se seguiu à herança é escrita pela família, constituída pelo casal Teresa Pereira/Cesário Gonçalves e pelos seus três filhos, Ricardo Gonçalves, Alexandre Gonçalves e Rafael Gonçalves.
 

A TRANSFORMAÇÃO


Os primeiros passos para a transfiguração do Monte Sardinha surgiram em 2007, com o início da recuperação das estruturas edificadas existentes, pela própria mão da família Gonçalves. Daí que os trabalhos foram sendo desenvolvidos ao ritmo possível, imposto pela vida profissional noutras áreas. Da conversão, surgiriam, anos mais tarde, duas casas: as atuais Vieirinha e Samoqueira, dois T2 geminados situados numa das zonas mais elevadas do vasto terreno, de 13 hectares. Posteriormente, foi a vez da atual Galé (T1) ficar pronta, nas traseiras das duas unidades anteriores.

Paralelamente, e aproveitando a natureza envolvente, foram criadas condições para exercitar o corpo e a mente, desde a implementação de um ginásio ao ar livre à sinalização de trilhos pedestres na propriedade. Também a barragem existente foi beneficiada para usufruto dos visitantes, constituindo, hoje, um importante espaço de fruição no Monte Sardinha. Acrescentou-se, entretanto, a área de lazer adjacente, onde é possível contemplar a beleza da magnífica paisagem em redor, dia ou noite, instalados num pufe ou numa cadeira, debaixo de uma frondosa árvore.

Desde 2017 que os clientes do Monte Sardinha têm também à disposição uma piscina exterior, projetada e fisicamente concebida pela família Gonçalves. Esta zona de lazer é suportada por todos os equipamentos indispensáveis ao prazer de um mergulho e oferece um pôr do sol verdadeiramente deslumbrante e único. Na propriedade, também estão disponíveis duas áreas de barbecue para confeção de refeições, assim como mesas e bancos para desfrutar das mesmas.

O Monte Sardinha ampliou a sua oferta de alojamento em 2019, com a construção do Pego, uma casa de madeira com ampla vista para o Ocidente. Dois anos depois, em 2021, viriam a ser terminadas e disponibilizadas, uns metros abaixo, as duas mais recentes unidades: Carvalhal e Comporta.

 

O CONCEITO


O Monte Sardinha é uma história inacabada. Porque só assim faz sentido. O empreendedorismo da família é demonstrado em pequenos passos diários e dará origem a novas criações e, por conseguinte, a novos capítulos. Mas se esta é uma área em constante desenvolvimento, já o conceito associado à unidade de turismo rural, esse, mantém-se desde o começo do projeto e é imutável na relação que exibe com o meio envolvente: minimalista, familiar, aconchegante e o mais natural possível.

No Monte Sardinha, a Natureza é convidada em regime de permanência e, ela própria, um pleno convite a um mergulho num ambiente relaxante. As condições proporcionadas por este espaço estão alinhadas com a sua sabedoria e presença, como o demonstram o ginásio ao ar livre, os caminhos ainda selvagens ou a barragem. Meditar, ouvir os pássaros a chilrear durante o dia ou os sons da noite, ver as estrelas ou a lua ocuparem o seu espaço no céu, assistir a um pôr do sol ou escutar o silêncio são experiências cada vez mais valiosas no mundo em que vivemos e perfeitamente possíveis de realizar no Monte Sardinha. É desta simbiose, deste saudável equilíbrio com a Natureza, que tudo floresce!

bottom of page